FORMAÇÃO
2014 – Mestrado em Interpretação (Flauta Transversal), na Universidade de Évora. Orientadoras – Professoras Vanda de Sá e Anabela Malarranha. Trabalho de Projeto – “MANUEL FERREIRA CARDOSO (1851-1923), A Vida Musical em Lisboa no Final do Século XIX e Início do XX”.
2007 – Licenciatura em Música – Ramo de Ensino, Área de Formação Específica de Canto e Instrumento – Instrumento Principal: Flauta Transversal (Profissionalização), na Universidade de Évora (Professores Gyongyver Martins, Pedro Couto Soares e Anabela Malarranha).
2005 – Licenciatura – Bachelor of Music (Honour) – em Flauta Transversal, no Royal Welsh College of Music and Drama, University of Wales (Professora Eva Stewart e Flautim Professoras Liz May e Nicola Dowton).
1999 – Licenciatura em Ciências Musicais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (último semestre na Università degli Studi di Milano, Itália, ao abrigo do programa Sócrates/Erasmus).
Curso de Flauta Transversal da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (Professora Iwona Saiote – Curso Básico e Professor Carlos Franco – Curso Complementar).
Cursos de Pedagogia e de Música e Cursos de Aperfeiçoamento de Flauta Transversal
2021, 13 e 20 de Março – Ação de Formação “Musicar com Crianças” Formadora Doutora Graça Boal Palheiros (Centro de Formação da Associação Wuytavk de Pedagogia Musical)
2019, 5 a 7 de Agosto – Curso “Museologia e Música (2ª edição) – “Iconografia Musical” (UNL, FCSH) – Docente responsável: Luzia Aurora Rocha
2016 – “O Papel da Escola na Fruição dos Universos Culturais” (promovida pela Equipa de Educação Artística da Direção Geral da Educação, Ministério da Educação, Portimão).
2015 – “Curso Breve de História da Música Portuguesa: O Som de Portugal” (J. M. Pedrosa Cardoso, AML).
Frequência de diversos cursos de Flauta Transversal, orientados por Nuno Ivo Cruz, Olavo Barros, Trevor Wye, Jorge Caryevsky, Karen Jones, Thies Roorda e Rien de Reede.
ACTIVIDADE PROFISSIONAL
Desde 2018/19 – Docência de Flauta Transversal (Ensino Integrado) na Escola EB 2, 3 José Buisel (Agrupamento Manuel Teixeira Gomes, Portimão).
2020/21 – Docência de Educação Musical (turmas do 6° ano) na Escola EB das Naus (Agrupamento Gil Eanes, Lagoa).
2019/20 – Docência de Formação Musical e Classe de Conjunto (Ensino Integrado) na Escola EB 2, 3 Jacinto Correia (Agrupamento ESPAMOL, Lagoa).
2019/20 – Docência de Expressões – Música – na Escola EB 2, 3 José Buisel (Agrupamento Manuel Teixeira Gomes, Portimão).
2018/19 – Docência de Flauta Transversal e Classe de Conjunto no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, Faro.
Entre 1999 e 2018 – Colaboradora da Academia de Música de Lagos (Lagos, Portimão e Lagoa – docência de História da Música, Acústica, Flauta Transversal e cargo de Direcção Pedagógica); membro da OSA – Orquestra de Sopros do Algarve (chefe de naipe); criação do Método Infantil de Flauta (Música – Maria João Cerol e Letra – Inês Cerol); fundação do Ensemble de Flautas Vicentino (Pianista acompanhador – João Rosa)
ACTIVIDADE PARALELA
Executante – Flauta e Flautim
Desde 1986 – Membro de diversas formações musicais, incluindo a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, Lagos.
Recitais – Solo e Música de Câmara
Desde 1995 – Recitais a Solo (Flauta), com Piano (sobretudo Pianista João Rosa) e apresentação histórica em concertos e recitais.
Apresentação de Conferências / Ações de Formação
2015 – Conferência “Ernesto Vieira e a Flauta no Século XIX”, na Biblioteca Nacional de Portugal.
2011 – Apresentação, pela primeira vez no Algarve, de “A Quinta da Amizade” (Foco Musical, compositor Jorge Salgueiro).
FORMAÇÃO
Daniel Emanuel Moreira Marques (1993), natural de Silves, iniciou os seus estudos musicais com 7 anos na escola de música da Sociedade Filarmónica Silvense, tendo como professor de teoria, Paulo Dias, e como professor de saxofone, José António Flosa, maestro na mesma instituição. Com 11 anos frequentou o seu primeiro estágio de orquestra de sopros, a cargo da INATEL em Tavira, sob a orientação de Luís Clemente e no mesmo ano participou no seu primeiro masterclass de saxofone, com Carlos Amarelinho, na Academia de Música de Lagos.
Após frequentar um masterclass com Carlos Ramalho e Hélder Alves, descobriu a sua verdadeira paixão pela música e o interesse em desenvolver os seus conhecimentos musicais falaram mais alto. A convite de Carlos Ramalho e do seu amigo Sérgio Condessa, em 2008, passou a fazer parte da Orquestra de Sopros do Algarve, sob direção de João Rocha. No ano seguinte ingressou no Curso Profissional de Instrumentistas de Sopro e Percussão, numa parceria da Academia de Música de Lagos e da Escola Secundária de Lagoa (ESPAMOL), na classe de saxofone do prof. Carlos Ramalho. No ano de 2012 terminou o ensino secundário e alcançou o 2º lugar no Concurso Cidade de Lagos, Anatólio Falé na categoria principal.
Licenciou-se em Música no ramo de interpretação na variante de Saxofone em 2015, na Universidade de Évora na classe de José Massarrão, tendo a oportunidade de trabalhar com ilustres nomes do ramo como Christopher Bochmann, Benôit Gibson, Ian Mikirtoumov, Pedro Amaral, Hugo Assunção, Claus Nymark, Mário Delgado, Carlos Marecos, Óscar Graça, Roberto Pérez entre outros.
Durante estes anos participou em várias masterclasses e estágios de orquestra de sopros (Templários, Com’Paço, EnOs, Beja, INATEL, FISP, Sotavento Algarvio, Castro D’Aire, Sax ao Sul, Nova Filarmonia de Lagoa, Semana do Sopro, entre outros) como participante, convidado ou orientador/docente. Fez ainda parte de vários grupos musicais, e teve a oportunidade de trabalhar com nomes como Corvos, Cuca Ruseta, Jorge Palma, Rita Guerra, Filipa Sousa, Beto Kalulu, Edmundo Vieira, Rogério Charraz, Anjos, Sofia Escobar, Reflect e Ricardo Sousa (membro atual da RSBand).
De 2015 a 2018 foi docente de Saxofone e classe de conjunto na Academia de Música de Lagos e demais polos da instituição (Loulé, Portimão, Lagoa, Vila Real de Santo António) e, desde então, leciona Áreas de Enriquecimento Curricular (AEC’s) do ensino pré-escolar e primário. De 2018 a 2020 exerceu funções de docente na Academia de Música de Portimão, no Conservatório de Música e Artes de Lagos e no Conservatório de Artes de Lagoa (Artis XXI). De 2020 a 2022 passou ainda pelo Conservatório Regional do Algarve Maria Campina em Faro como docente da classe de Saxofone. Atualmente, é músico e professor na Sociedade Filarmónica Silvense (desde 2015, onde em 2018 fundou os XelbInSax), na Sociedade Filarmónica Portimonense e na Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de maio. É presença assídua em várias Bandas Filarmónicas e Orquestras de Sopro como músico convidado e mantém uma carreira como músico freelancer (DemmSax) em diversos eventos e ocasiões. Integra ainda a Orquestra Ligeira de Lagos desde 2021 onde também leciona saxofone. Ao longo dos últimos anos tem ainda se dedicado a pequenas composições para os seus alunos e a fazer arranjos para banda filarmónica, coro e pequenos grupos musicais, destacando-se os seus arranjos para quarteto de saxofones.
Néstor Díaz Palacio (1985), natural de Las Palmas de Gran Canaria, (Ilhas Canárias; Espanha) descobriu a música quando criança, tocando suas primeiras notas ao piano e violão. Aos 13 anos teve seu primeiro trombone e aos 15 estava fazendo seus primeiros shows.
Anos mais tarde iniciou oficialmente os seus estudos no Conservatório Profissional de Música da Gran Canária, obtendo uma das melhores classificações da sua classe. Depois disso, continuou seus estudos na prestigiosa Escola Superior de Música do País Basco (Musikene).
Foi também lá que teve contato pela primeira vez com conhecimentos e teorias espirituais e holisticas através da Therapeutic Art School de Inmaculada Izquierdo, procurando aplicá-los em sua vida profissional e pessoal.
A sua carreira já o tem levado a países como França, Inglaterra e atualmente Portugal.
Hoje se dedica ao ensino particular e à interpretação, além de ser arranjador, compositor, pintor e maestro de orquestra. Especialista em Jazz e Clássico, já tocou em vários dos mais importantes teatros e auditórios da Espanha e Portugal e também participou em alguns dos mais importantes festivais de Jazz do sul da Europa, e colaborou com grandes artistas nacionais e internacionais.